Casa Conectada

O termo casa conectada está cada vez mais em alta, principalmente graças ao avanço de inúmeras tecnologias de automação. Mas, você sabe exatamente a que ele se refere – e, principalmente, como essas soluções contribuem para deixar seu dia a dia mais simples? 

O que significa casa conectada? 

Uma casa conectada é aquela equipada com tecnologias que permitem controlar à distância ou por comando de voz diferentes equipamentos, como ar-condicionado, sistema de som e televisores, ou até mesmo a iluminação e as persianas. 

Basicamente, a ideia é usar a internet para conectar equipamentos e controla-los à distância, tornando o dia a dia dos moradores mais prático e funcional. 

Ao invés, por exemplo, de todas as noites você verificar se as luzes estão apagadas antes de ir se deitar, pode apenas dar um comando de voz para que o assistente virtual apague todas as luzes de casa.  

Casa inteligente x Casa conectada 

Muitas pessoas usam os termos como sinônimos – e, na verdade, eles têm suas semelhanças, já que tanto a casa inteligente como a casa conectada usam a internet para interligar dispositivos inteligentes da residência. 

A diferença é que a casa conectada usa assistentes virtuais, como a Alexa ou a Siri, para dar comandos de voz e assim executar tarefas. Já a casa inteligente executa ações sem a necessidade de comandos do usuário. É claro que essas tarefas precisam ser pré-definidas. Depois de decidir quais ações serão feitas, a casa inteligente realizará sem a necessidade de comando. 

Por exemplo, você pode programar para, todos os dias, as 18 horas, as luzes da casa serem acessas. Então, você não precisará dar nenhum comando para que o processo aconteça. 

Os assistentes virtuais podem realizar essas rotinas automatizadas também, dependendo da configuração usada. 

Quais as vantagens da casa conectada? 

A casa conectada apresenta uma série de vantagens, como: 

  • mais facilidade para o usuário que pode comandar diferentes dispositivos à distância; 
  • possibilidade de programar rotinas de acordo com os usos da residência; 
  • economia de energia, já que os equipamentos apenas serão ligados quando efetivamente forem necessários; 
  • mais autonomia para idosos, pessoas com deficiência e moradores com mobilidade reduzida; 
  • aumento da segurança, especialmente quando a casa conectada também dispõe de equipamentos de monitoramento à distância, sensores de movimento e outros itens. 

Como ter uma casa conectada? 

Para ter uma casa conectada é importante pensar em um projeto de automação residencial. Será preciso um assistente virtual, um smartphone para baixar os aplicativos de configuração e equipamentos que possam ser integrados à rede e controlados à distância. 

Os comandos de voz podem ser dados pelo próprio smartphone ou por caixas de som inteligentes. 

Para conectar todos os equipamentos, há uma série de soluções disponíveis no mercado, como plugues e tomadas, além de lâmpadas e outras tecnologias compatíveis com as assistentes virtuais. 

Alguns aparelhos já têm suporte nativo a essa tecnologia, embora eles ainda sejam minoria.  

Com a chegada do 5G, a expectativa é que as casas se tornem cada vez mais conectadas, podendo integrar outros dispositivos à rede, como geladeiras, micro-ondas, ventiladores, máquinas de lavar – e assim por diante. 

Como a Apply & Solve pode me ajudar? 

Quer ter uma casa conectada? A Apply & Solve pode lhe ajudar. Somos especialistas em automação residencial, trabalhando com os principais dispositivos e tecnologias do mercado. 

Oferecemos projetos exclusivos para nossos clientes, baseados na necessidade e nos desejos de cada morador, aliando funcionalidade e modernidade. 

Que tal ter uma casa conectada? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *