Sonorização

A sonorização de ambientes está sendo cada vez mais procurada, para deixar os espaços mais aconchegantes – e também para uma experiência imersiva no cinema em casa ou em outras exigências, como no caso de bares e casas noturnas.
Mas para conseguir atingir todos esses objetivos, a sonorização deve ser bem realizada, por profissionais especializados e capacitados, como é o caso da Apply & Solve.
O que é sonorização de ambientes?
A sonorização de ambientes consiste na aplicação de conhecimentos físicos, teóricos e práticos para o desenvolvimento de um projeto de som com qualidade uniforme, inteligível e controlável, em todas as partes do imóvel ou estabelecimento.
Ela envolve a instalação de diferentes equipamentos como amplificadores, caixas de som, microfones e outros, de modo a conseguir usar o som como uma ferramenta para se atingir determinado objetivo.
Para atingir isso, os profissionais precisam escolher corretamente os elementos, definir onde posicioná-los e combiná-los à arquitetura e estrutura do local.
Existem soluções focadas na qualidade e amplificação do som, como um show profissional, e outras que buscam um som de fundo, que não atrapalhe o que ocorre naturalmente no ambiente, como os projetos residenciais.
Como a sonorização deve ser feita?
Para uma sonorização adequada, é indispensável entender quais são os objetivos do cliente – e também contar com bons equipamentos e qualidade técnica. Alguns pontos que devem ser considerados em um projeto de sonorização são os listados abaixo.
Finalidade
Como explicamos, a sonorização pode ter várias finalidades e entender qual é o objetivo do cliente é o passo inicial para um bom projeto de sonorização. A partir disso, é possível dar início ao projeto.
Espaço
O profissional também deverá estudar muito bem o local onde o som será instalado, se atentando a fatores como: acústica do lugar (presença de ecos naturais ou ruídos, por exemplo), a forma da arquitetura e o tipo e a altura do forro.
Dessa forma, o profissional poderá detalhar quantas caixas de som serão necessárias, onde elas devem ser posicionadas e outras questões. Muitos profissionais usam softwares específicos que ajudam nesse dimensionamento e posicionamento.
Equipamentos e aspectos técnicos
A seguir, é preciso conversar com o cliente sobre o orçamento disponível e, então, selecionar os equipamentos que serão usados, de quais marcas e modelos e também aspectos técnicos como potência, impedância, pressão sonora etc.
O cálculo desses fatores técnicos ajuda a otimizar o resultado e obter um som consistente, além de conservar a saúde dos equipamentos eletrônicos, aumentando sua durabilidade.
Sonorização Apply & Solve
Já deu para notar que a sonorização de ambientes é algo que exige muito conhecimento técnico, não é mesmo? Por isso, o melhor é contar com uma empresa especializada e acostumada a lidar com esse tipo de serviço.
A Apply & Solve é uma empresa de tecnologia que desenvolve projetos que se adequem ao cotidiano dos clientes, desde residenciais, até corporativos e hoteleiros. Fornecemos soluções inteligentes de sonorização, com profissionais experientes e qualificados nas áreas de engenharia, tecnologia, segurança e automação.
Entre em contato e solicite um orçamento conosco para seu projeto de sonorização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *