Cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado tem sido muito buscado, especialmente para projetos de TI, garantindo mais durabilidade e segurança para o uso dos equipamentos. Por isso, essa é uma solução bastante procurada por empresas e escritórios.

Qual a função do cabeamento estruturado?

Chamamos de cabeamento estruturado o conjunto de vários tipos de cabos instalados de maneira padronizada, atendendo as normas técnicas de segurança. Ele é estruturado para facilitar a distribuição dos sinais de vídeo, áudio, dados e telefonia.

Esse é um método padronizado de cabear uma rede, considerando normas técnicas de segurança, como ANSI e EIA/TIA, as melhores práticas do setor e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos.

O cabeamento estruturado é composto de subsistemas, sendo que cada um possui suas próprias especificações de desempenho e de instalação. O projeto deve, portanto, promover a conexão desses sistemas, ao mesmo tempo em que deve ser flexível, permitindo alterações e mudanças ágeis, sem perder qualidade.

Assim, sua principal função é descomplicar procedimentos administrativos, de manutenção e a resolução de problemas internos e externos de rede.

Características

Algumas das principais características de um sistema de cabeamento estruturado são:

  • arquitetura aberta;
  • enquadramento em padrões internacionais;
  • meios de transmissão e disposição físicas padronizados;
  • fácil controle e administração do sistema de cabeamento;
  • projeto e instalação totalmente sistematizados.

Qual a importância do cabeamento estruturado?

As empresas bem sucedidas atualmente devem estar aptas a enfrentarem constantes mudanças, com flexibilidade de movimentação e reorganização de pessoas, seus espaços de trabalho e os serviços desempenhados por esses profissionais.

Um sistema de cabeamento estruturado é planejado para acomodar mudanças frequentes, acréscimos e alterações, por isso é a base de uma rede de informações modernas.

Assim, quando a empresa conta com essa solução, ela não perde tempo de trabalho. Além disso, com um planejamento criterioso, há como prevenir um congestionamento capaz de reduzir drasticamente a performance da rede.

O cenário atual exige uma tecnologia da informação avançada, garantindo uma vantagem competitiva e permitindo que a informação seja compartilhada e transmitida de modo simples, rápido e efetivo.

O cabeamento estruturado ainda tem uma vantagem adicional: ele garante que a empresa suportará a implementação de novas tecnologias, o que significa que haverá infraestrutura suficiente para o negócio continuar funcionando no longo prazo.

O que considerar na implementação?

Já deu para perceber que o cabeamento estruturado é crucial para qualquer negócio, não é? Mas para que ele atinja os benefícios esperados, é muito importante observar alguns pontos, como:

  • contratação de uma empresa especializada, registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e com credibilidade no mercado;
  • verificar se a prestadora tem credenciais de fabricantes;
  • fazer uma consulta aos clientes que a contrataram recentemente;
  • avaliar a competência das equipes profissionais em relação ao cabeamento estruturado, o uso das normas técnicas e os produtos usados.

Quais os diferenciais Apply & Solve?

A Apply & Solve conta com equipes especializadas e prontas a prestarem diferentes serviços de elétrica, com profissional responsável certificado pelo CREA.

Para isso, desenvolvemos projetos elétricos 100% compatíveis com automação e com o adequado cumprimento das normas técnicas.

Precisando de um sistema de cabeamento estruturado? Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *