Controle de acesso

O controle de acesso é um tema bastante importante tanto para residências como para empresas. Afinal, ninguém deseja que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua casa ou negócio. Hoje é possível contar com soluções altamente tecnológicas e automatizadas, que trazem mais segurança e facilidade.

O que é um sistema de controle de acesso?

Um sistema de controle de acesso é aquele que visa controlar a entrada e saída de pessoas, veículos ou produtos/mercadorias, estabelecendo quem ou o que tem autorização para frequentar determinado ambiente ou acessar certos dispositivos.

Assim, o principal objetivo desses sistemas é impedir a entrada de pessoas não autorizadas a determinados ambientes, garantindo a segurança e a integridade de pessoas e bens.

Além da segurança, outra vantagem do sistema de controle de acesso é trazer mais acessibilidade, especialmente quando esse sistema é aliado à soluções de automação. Já que pode ser possível, por exemplo, abrir a porta de casa usando apenas a digital ou o reconhecimento facial, facilitando para idosos e pessoas com deficiência.

Quais os tipos de controle de acesso?

Existem vários tipos de controle de acesso – e escolher o ideal para sua casa ou empresa depende do conhecimento sobre as diferenças entre eles. Vamos ver alguns dos mais comuns.

Biometria

Esses equipamentos de controle de acesso usam um leitor de impressão digital para liberar a entrada. Então, é preciso realizar um cadastramento da digital de todas as pessoas que poderão ter acesso ao ambiente.

Quando eles chegarem ao local, é só colocar a digital na leitora para que o acesso seja liberado automaticamente. Esse é um sistema bastante seguro, já que é muito difícil copiar a impressão digital de outra pessoa.

Cartões de proximidade

Outra possibilidade é investir em sistemas que funcionam com cartões de proximidade (tags com RFID). Esses cartões contam com um chip interno que é lido pelo equipamento instalado na porta, portão ou portaria. Da mesma forma que o anterior, é necessário realizar um cadastramento prévio de cada cartão.

A segurança, contudo, não é tão alta como da biometria, pois qualquer pessoa com o cartão poderá entrar, como no caso de empréstimo do cartão ou roubos.

Senhas

Esse é um controle de acesso bem simples, basta que a pessoa autorizada digite a senha cadastrada no sistema para ter o acesso liberado. Você poderá cadastrar vários usuários e estabelecer uma senha para cada um deles.

Um ponto de atenção para garantir a segurança do sistema é manter o sigilo da senha. A troca constante da combinação garante uma efetividade ainda maior.

Celular

Alguns modelos recentes de controle de acesso permitem a liberação à distância da entrada. Para isso, você precisará de outros equipamentos, como câmeras inteligentes instaladas na entrada da residência ou na portaria.

A partir de então, você será notificado quando alguém desejar entrar e poderá liberar ou não o acesso usando seu smartphone.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia mais moderna e funciona de modo semelhante a biometria. Porém, ao invés do aparelho fazer a leitura da impressão digital, ele fará o reconhecimento facial de cada pessoa cadastrada.

A segurança é ainda maior, já que é bem complicado você reproduzir o rosto de uma outra pessoa – e ainda funciona para quem tem problemas com leitores biométricos.

Como a Apply & Solve pode me ajudar?

A Apply & Solve conta com diferentes soluções tecnológicas de controle de acesso, garantindo a segurança e o bem-estar dos moradores ou dos funcionários da sua empresa.

Dispomos de fechaduras eletrônicas equipadas com sistemas biométricos, RFID, teclado numérico e leitor com reconhecimento facial de última geração, ideais para residências, escritórios, hotéis, hospitais e diversos outros estabelecimentos.

Com essas soluções, você consegue permitir rapidamente a entrada de parentes e amigos, sem ter de fazer inúmeras cópias de chaves e ainda pode integrar essas tecnologias à automação. Por exemplo ligando a luz ou o ar condicionado por meio de reconhecimento facial.

Ficou interessado? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *